terça-feira, 3 de abril de 2012

Procissão do Encontro

A procissão do encontro aconteceu nesta terça-feira santa.
Os homens saíram às 19h da Comunidade Santa Mônica e
As mulheres saíram no mesmo horário da Comunidade Nossa Senhora das Dores.
Apresentação do encontro
Na terça-feira Santa, à noite, existe uma tradição em Solânea que se faz na maior parte das cidades do interior do Brasil. É a procissão do encontro entre Nossa Senhora das Dores e o Bom Senhor Jesus dos Passos.
As Mulheres fazem uma procissão carregando a imagem de Nossa Senhora das Dores, com cantos penitenciais, com as figuras bíblicas das “mulheres piedosas”: Verônica, que teria enxugado o rosto ensangüentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face; Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário.
Outra procissão é feita só pelos homens, que carregam a imagem do Senhor dos Passos, figura de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensangüentado, escarrado e carregando uma cruz às costas. Em determinado local se dá o encontro. Um leitor faz a recordação de cada cena, recordando o que aconteceu na Sexta-feira Santa. Faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das Dores e sofrimentos de Jesus.



O encontro de Cristo com Nossa Senhora era previsto em frente ao Fórum, porém a Igreja Evangélica - ao lado do Fórum - estava em culto e o local foi mudado para respeitá-los.
Muitos fiéis participaram da procissão do encontro em Solânea.
Ao longo do percurso os fiéis puderam contemplar o encontro de Jesus com o Cirineu, com Verônica, com Madalena. com as filhas de Sião e com Nossa Senhora.







Nenhum comentário:

Postar um comentário