sábado, 30 de junho de 2012

Fruto do dízimo

No livro do profeta Malaquias 3, 8-11 encontramos o seguinte:

"Pode um ser humano enganar Deus? Pois vós me enganastes! E perguntais: ‘Como foi que te enganamos? ’ No dízimo e nas primícias.
Vós estais mesmo amaldiçoados, pois é a mim que estais enganando, nação inteira.
Trazei ao tesouro do templo o dízimo integral, para que haja recursos na minha casa. Fazei comigo esta experiência — diz o SENHOR dos exércitos. Vamos ver se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vós minhas bênçãos de fartura,
se não elimino as pragas das plantações, para que elas não acabem com a produção dos campos, nem reduzam a zero a safra dos vinhedos — diz o SENHOR dos exércitos.

Leia mais em: http://www.bibliacatolica.com.br/02/46/3.php#ixzz1zHAU5ebq



O dízimo que você entrega na casa do Senhor, 
como gratidão a Deus por tudo aquilo que ele tem dado, 
contribui para uma melhoria no próprio ambiente.
Um ambiente bonito
favorece à oração e  
a profunda experiência com Deus.


Postaremos imagens das melhorias que já podem ser observadas 
nas varias comunidades católicas de Solânea, 
após a fidelidade dos católicos para com o Senhor Deus, 
através da entrega do dízimo.
O presbitério da Igreja São Pedro no Sítio Barrocas
já está com cerâmica


 Em Solânea temos orgulho de não fazer obras nas Igrejas católicas com a ajuda dos políticos.
Uma comunidade verdadeiramente evangelizada 
busca se auto-manter.


sexta-feira, 29 de junho de 2012

Abrigo em Solânea celebrou 23 anos de existencia


O abrigo Menino Jesus em Solânea, 
celebrou na tarde do dia 28/06 o seu 23º aniversário.
Após a missa teve músicas e comidas juninas, assim como, 
a fogueira de São Pedro.
18 idosos vivem neste abrigo .











Imagens das festividades de São Pedro - Sítio Barrocas

A comunidade São Pedro no sítio Barrocas, celebrou nos últimos três dias a festa do seu padroeiro.

A primeira noite a missa foi presidida por Pe. Geraldo; a segunda por Pe. Fábio e o encerramento com Pe. José Carlos.

Confira algumas imagens:






Imagens da chegada da procissão: 29/06


 Fim da missa. Hora da quermesse

Dia de São Pedro/ Papa

A Igreja celebra neste 29 de junho o dia de São Pedro e o dia de São Paulo.
(No Brasil estes santos são celebrados no domingo seguinte,
este ano, 01 de julho)

Como todos os anos, também neste dia 29 de junho, o Papa Bento XVI, de acordo com a tradição, impôs o pálio a novos arcebispos metropolitanos de todo o mundo que receberam a nomeação nos últimos 12 meses, a partir de 29 de junho do ano passado.


Os brasileiros que receberam foram: Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis (SC); Dom José Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO); Dom Airton José dos Santos, de Campinas (SP); Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); e Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).
 O pálio é um paramento litúrgico reservado ao Sumo Pontífice e aos bispos que presidem uma arquidiocese metropolitana e simboliza a comunhão entre eles. É um manto em forma de letra "Y", de lã branca, oriunda dos cordeiros abençoados pelo Papa no dia 21 de janeiro na festa de Santa Inês. É colocado sobre os ombros e suas extremidades pendem sobre o peito e sobre o dorso.

 O pálio é um ornamento de lã branca com seis cruzes negras, que é colocado sobre os ombros e tem duas bandas que caem sobre o peito e as costas. Levam-no o Papa e os arcebispos metropolitanos. É um símbolo de autoridade e manifesta a estreita união com o romano pontífice. Os pálios são confeccionados com a lã dos cordeiros abençoados pelo Papa na festa de Santa Inês (21/01).

   Significado do Pálio
O Pálio significa, a estreita relação entre os Bispos metropolitanos com o Papa, o sucessor de São Pedro. E ao mesmo tempo o Pálio é uma espécie de julgo, de canga, se a gente quiser usar a palavra bem compreensível no Brasil. E o simbolismo é muito claro: é o doce julgo do serviço pastoral que é entregue aos Bispos, que em nome de Jesus Cristo exercem esse serviço na frente de suas Igrejas particulares nas dioceses. É o amor, a caridade pastoral em relação ao rebanho. Os Bispos são pastores do rebanho em nome de Jesus Cristo e por isso mesmo o Pálio serve de sinal identificador do Pastor à frente de seu rebanho.

Significado da missão, depois de receber o Pálio
O significado é muito claro e forte também, justamente de ajudar o nosso povo a ter um encontro com o verdadeiro pastor de suas almas que é o próprio Jesus Cristo, o Bom Pastor. A Igreja como comunidade dos discípulos do Senhor tem por missão reunir os discípulos em torno de Jesus Cristo, essa sim, é a grande finalidade deste encontro.

Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo Metropolitano de São Paulo

A brasileira Nhá Chica será beatificada

 O papa Bento XVI autorizou (28/06/2012) a beatificação da brasileira Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, considerada, no século XIX, uma santa em vida por sua defesa dos mais pobres, indicou nesta quinta-feira o Vaticano.

A data da cerimônia ainda não está definida. O anúncio foi feito pelo gabinete de imprensa de Santa Sé, que divulgou a lista com os decretos assinados pelo papa. O documento cita, sem dar detalhes, um milagre ocorrido por intercessão da brasileira.

Nascida em 1808 na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, Nhá Chica, que era filha de escravos, ficou órfã aos dez anos e dedicou toda a sua vida à caridade. Era considerada "a mãe dos pobres", segundo sua biografia oficial. Ela morreu no dia 14 de junho de 1895, sem nunca ter pertencido a uma organização religiosa.

Em 1991, o Papa João Paulo II concedeu a ela o título de "Serva de Deus" e desde 2007 a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano examinava um milagre, que foi aprovado por Bento XVI.

Processo - A beatificação é um passo para decisivo para uma pessoa ser considerada santa. Antes da canonização, porém, um segundo milagre tem de ser reconhecido.

Segundo a imprensa especializada, o milagre aprovado foi a cura inexplicável da professora Ana Lucia Meirelles Leite, de Caxambu, que sofria de uma cardiopatia congênita. Ela se livrou do problema em 1996 sem a necessidade de intervenção cirúrgica.

A igreja brasileira registrou milhares de graças alcançadas por meio da intercessão de Nhá Chica.

Nhá Chica viveu sempre na sua casinha perto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição em oração, humildade, mortificação, além de sofrimentos físicos, atendendo sempre quem a procurava. Podemos intuir que serena e feliz partiu desta terra, onde viveu em pobreza e humildade atraíndo as pessoas pelos dons que recebera de Deus.
Aos 08 de julho de 1888, estando doente e de cama Nhá Chica fez o seu testamento e aos 14 de Junho de 1895 faleceu com mais de 80 anos e foi sepultada somente no dia 18. Seu semblante não apresentava sinais de morta, o que deixou o médico local em dúvida. Assim o Dr. Manoel Joaquim Pereira de Magalhães não deixou efetuar o seu sepultamento no dia seguinte, como erra o costume. Mandou ficar em observação por mais algumas horas. E aconteceu que um chamado urgente de um município vizinho afastou o médico da cidade, ficando então o corpo da Serva de Deus, insepulto por mais de três dias, sem se decompor, esperando pelo médico.
Grande foi o número de pessoas que acorreram. De toda parte vinham para visitar o corpo daquela que, em vida, distribuía graças e benefícios a quantos a procuravam. Era uma procissão do lugar do engenho até a capela de Nossa Senhora da Conceição, num vai-vem constante, isto durante os quatro dias em que seu corpo esteve exposto.
Todos puderam atestar que não manifestou traços de decomposição, apesar de já estar morta a quatro dias.
Segundo seu desejo, expresso em seu testamento, foi enterrada na capela que construíra: "Declaro que meu enterro será feito dentro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com funeral e música".
Sua memória não se extinguiu com a missa de sétimo dia, ao contrário, seus restos mortais, no interior da Igreja da Conceição, vêm sendo visitados e venerados por centenas de fiéis de todo o Brasil e outros países. Aí esteve sepultada por 103 anos (1895-1998) e é nela que se encontra hoje a urna com seus restos mortais, desde a exumação acontecia em junho de 1998, ato pertencente ao processo de Beatificação e Canonização. Esta mesma capela passou ao longo do tempo por várias reformas até chegar ao estado em que se encontra hoje.
Tudo isso a fez eleita do Senhor e modelo de Santidade para todos: leigos e religiosos, pois a santidade não é previlégio mas mandamento do Senhor Jesus: "Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 7,48).

Fonte: veja.abril.com.br
           santosdobrasil.org

quarta-feira, 27 de junho de 2012

MEJ - Movimento Eucarístico Jovem


Atenção Jovens
Venha fazer parte deste movimento
em Solânea
 MEJ- Movimento Eucarístico Jovem

Santo Agostinho: Sábado 16h às 17h (foto)
Ave Maria: Domingo 10h30 às 11h30
São José: Domingo 16h30 às 17h30
Sagrada Família: Quarta-Feira 19h-20h
Brevemente na Matriz

terça-feira, 26 de junho de 2012

Blog - Setor Juventude - Diocese de Guarabira

SETOR JUVENTUDE - DIOCESE DE GUARABIRA
Criou seu blog


Acesse e confira a programação para JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2013
http://sjdiocesedeguarabira.blogspot.com.br/

Retiro do Clero de Guarabira

O Sacramento da Ordem tem três graus:
1º Diaconado - Diácono
2º Presbiterado - Padre
3º Episcopado - Bispo


Na próxima semana, dias 02 a 06 de julho de 2012, o Clero da Diocese de Guarabira estará retirado em oração em Lagoa Seca-PB, no convento dos Franciscanos.


Por este motivo, as paróquias ficarão sem a assistência sacramental e presença dos padres nos referidos dias. Ou seja, não será celebrada missas, nem confissões ou unção dos enfermos.

Todo o povo de Deus é chamado a unir-se aos seus pastores pela oração.

Anualmente este retiro acontece na primeira semana de julho. Além de ser uma parada para oração é também uma parada para sair da correria do dia-a-dia paroquial e descansar um pouco a mente.
O próprio Jesus também se retirava com os seus discipulos para orar e descansar.

Terço dos Homens

 Terço dos Homens em Solânea-PB
Segunda-feira
18:00h Sítio Pedra Grande
19:00h Comunidade São João Batista

Terça-feira
19:00h Comunidade Sagrada Família
19:30h Comunidade São José e 
            Comunidade Ave Maria

Quarta-feira
19:00h Comunidade Santo Agostinho

Sexta-feira
19:00h Comunidade Santa Mônica
19:00h Matriz Santo Antônio

O PÁSSARO E A ORAÇÃO

Você já viu um passarinho dormindo num galho ou num fio, sem cair ?
Como é que ele consegue  isso ?
Se nós tentássemos dormir assim, iríamos cair e quebrar o pescoço.
O segredo está nos tendões das pernas do passarinho.
Eles são criados de forma que, quando o joelho está dobrado, o pezinho segura firmemente qualquer coisa.
Os pés não irão soltar o galho até que ele desdobre o joelho para voar.
O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa.
 É uma maravilha, não é?
Que desenho incrível que o Criador fez para segurar o passarinho! Mas, não é tão diferente em nós.
Quando nosso "galho" na vida fica precário, quando tudo está ameaçado de cair, a maior segurança, a maior estabilidade nos vem de um joelho dobrado, dobrado em oração.
 Se você algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que o fazem perder a fé, desanimar de caminhar; não caminhe mais sozinho, Jesus quer fortalecê-lo e caminhar consigo por toda sua vida!
É ele quem renova suas forças e sua fé, e se ele cuida de um passarinho, imagina o que não fará por você que é seu filho amado, basta você CRER!
"Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiseres e vos será feito"  João 15:7
"Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós"  1 Pedro 5:7




segunda-feira, 25 de junho de 2012

POR QUE AS PESSOAS GRITAM?


Um dia, Meher Baba perguntou aos seus discípulos o seguinte:
-Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
Eles pensaram por alguns momentos:
- Porque perdemos a calma – disse um deles – por isso gritamos.
- Mas, por que gritar, insiste Meher Baba, quando a outra pessoa está ao seu lado? Não é possível falar-lhe em voz baixa? Por que se grita a uma pessoa quando se está aborrecido?
Eles deram algumas respostas:
- Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobris esta distancia precisam gritar para poderem escutar-se. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para escutar-se um ao outro devido a distancia que as separa.
Em seguida Baba gritou:
- O que sucede quando duas pessoas se enamoram? Elas não gritam e se falam suavemente, por que?
Os discípulos não souberam responder.
- Seus corações estão muito perto. A distancia entre elas é pequena.
E o pensador continuou:
- Quando se enamoram acontece mais alguma coisa. Eles não falam, somente sussurram e ficam mais perto ainda de seu amor. Finalmente não necessitam sequer sussurrar, somente se olham e isto é tudo. Assim é quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Então Baba concluiu: “Quando discutirem, não deixem que seus corações se afastem. Não digam palavras que os distancie mais. Chegará um dia em que a distancia será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta”.
Extraída de uma palestra do pensador indiano Meher Baba

domingo, 24 de junho de 2012

Festa de São Pedro

Começa nesta quarta-feira 27, 
as festividades do padroeiro do Setor Barrocas 
 São Pedro

Quarta-feira 27
Missa as 19h30 - Pe. Geraldo
Quermesse

Quinta-feira 28
Missa as 19h30 - Pe. Fábio
Quermesse

Sexta-feira 29
15h procissão
15h30 Missa - Pe. José Carlos
Quermesse

Encerramento das festividades do padroeiro São João
















sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pai Nosso e a santa Missa


Missa, céu já na terra

No contexto da missa, como céu na terra. Renovamos nosso batismo. Chamamos Pai nosso. Ao celebrar a missa, santificamos seu nome. Ao unir nosso sacrifício com o eterno sacrifício de Jesus, vemos feita a vontade de Deus assim na terra como no céu. Temos diante de nós Jesus, o pão nosso de cada dia, e este pão vai perdoar nossas ofensas, porque a sagrada comunhão apaga todos os pecados veniais. Conhecemos, portanto a misericórdia e por isso mostraremos misericórdia, ao perdoar os que nos ofenderam. E pela sagrada comunhão obteremos nova força para vencer as tentações e o mal.

Livro: O banquete do Cordeiro

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pai Nosso e os 10 mandamentos


A ORAÇÃO QUE AMADURECE

          Não sei se você já percebeu que na Oração do Pai Nosso que se encontra em Mt 6, 9-14; Jesus praticamente repassa os dez mandamentos da Lei. Coincidência ou não, o fato é que quando Jesus é instado pelos  discípulos para que lhes ensine a rezar, praticamente rezou um por um os dez mandamentos. Era como se dissesse:
        “Quando rezarem, respondam com ‘sim’ aos dez mandamentos.
-Digam a Deus, a quem se deve amar acima de tudo e a quem não se pode nem sequer imaginar, PAI NOSSO, QUE ESTAIS NOS CÉUS.
-Digam a ele, que não quer que se desrespeite seu santo nome com juramentos inúteis, SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.
-Digam a ele, que exige respeito que se reserve um dia de descanso, especialmente para que haja mais tempo para  a oração, VENHA A NÓS O VOSSO REINO.
-Digam a ele, que exige respeito pela pessoa dos pais como seus representantes na terra, SEJA FEITA VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
-Digam a ele, que exige respeito à vida e ao corpo, ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.
-Digam a ele, que proíbe o roubo,  ENTÃO, PAI  DAÍ-NOS HOJE O PÃO NOSSO DE CADA DIA.
-Digam a ele, que não admite que se manche a honra do próximo e manda que se respeite o nome dele, PERDOAI-NOS NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS OS NOSSOS DESAFETOS.
-Digam a ele que proíbe até o desejo mau, tanto com relação às pessoas já comprometidas quanto com relação aos bens dos outros, E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO. MAS LIVRAI-NOS DO MAL”.
         Como vê, o Pai-nosso é uma oração de maturidade. É como se Jesus ensinasse no Pai-nosso que cada um de nós dissesse ao Pai: “ que vossos mandamentos sejam respeitados, Pai. Ensinai-nos a viver de acordo com eles”...  Eis uma oração de abandono e uma prece de quem coloca sua vida inteira nas mãos de Deus, aceitando totalmente o plano dele, sem queixas, sem revolta, sem acomodação também, porque querer o que Deus quer não tem nada de acomodado.

Fonte bibliográfica:
OLIVEIRA, José Fernandes de(Pe. Zezinho)
Porque Deus me chamou...  Ed. Paulinas. S. Paulo, 1986.  (p.73-74)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ordenação diaconal - Três anos


20 de junho de 2009,
eu,
 Pe. José Carlos, crl fui ordenado diácono
na Igreja Nossa Senhora dos Remédios
Vila dos Remédios- Osasco SP.
O diaconado é o primeiro grau do Sacramento da Ordem
O presbiterado é o segundo grau
E o episcopado é o terceiro grau
O diácono tem como missão ajudar o bispo e o padre na celebração da missa
Levar a Eucaristia para os enfermos, presidir celebração da palavra, batizar, assistir e abençoar matrimônios.

 Hoje
 Pe. Darlan, Pe. Miro e Pe. Carlos