Parte de sua síntese teológica:
A Comunidade cristã
celebra o mistério pascal de Jesus Cristo
no decorrer do ano litúrgico
UNISAL - Campus Pio XI
2009
Advento: origem e atualidade
Com a
celebração do Natal a Igreja passou a destacar o nascimento de Jesus Cristo e a
exemplo da páscoa que já era antecedida por quarenta dias de preparação, a
Igreja “fez preceder as festividades natalícias com um período de preparação
composto de quatro ou seis semanas.”[1]
Este período passou a ser designado de advento.
O termo Adventus (parousia) é uma
palavra cristã de origem profana. Do ponto de vista cultual, significava a
vinda anual da divindade em seu templo para visitar seus fiéis: o deus, cuja
estátua era proposta ao culto, permanecia assim no meio dos seus enquanto
durava a solenidade. Nas obras cristãs dos primeiros séculos, especialmente a
Vulgata, Adventus torna-se o termo
clássico empregado para designar a vinda de Cristo entre os homens: sua vinda
na carne, inaugurando os tempos messiânicos, e sua vinda gloriosa, que coroará
a obra redentora no fim do mundo.[2]
A concepção
cristã do advento como preparação para a vinda de Cristo se deu aos poucos no
Ocidente, mais especificamente na França ou na Espanha, nos séculos IV e V. Em
Roma, apenas a partir do século VI. Ambas as regiões perceberam a necessidade
de uma preparação para as festas de Natal, com exceção de Roma que tinha outro
foco.
A sua
característica ascética
parece dever-se ao fato de ser um tempo dedicado à preparação
dos catecúmenos para
o batismo . No fim
do século VII, em
Roma, encontra-se um Advento litúrgico
de cinco domingos ,
provindo, talvez , da Gália ou de
Ravena ou da Itália meridional .[3]
Inicialmente,
a ascese [4] era destinada principalmente
aos catecúmenos e, o tempo do advento ,
a exemplo da quaresma ,
era o tempo
de última preparação
intensiva dos catecúmenos
para o mergulho nas águas
batismais a dar-se não na Páscoa , mas na Epifania . Já o advento litúrgico
de Roma estava mais centrado na preparação à segunda
vinda de Cristo
(Mt 24,27) do que para
o natal . No decorrer
da história é que
estas duas dimensões foram unidas.
O Tempo do Advento possui dupla
característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em
que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, e também um
tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a
expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo,
o Tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.[5]
Desde os séculos X e XI o tempo do advento é de 4
domingos. Seu início é 27 de novembro e 03 de dezembro e, mesmo que o quarto
domingo caia em 24 de dezembro, ele não será suprimido. Com este tempo a Igreja
inicia seu novo ano litúrgico.
A
oração no Advento: alguns elementos
Como foi dito,
Advento é o tempo de preparação para as solenidades do Natal do Senhor.
Comemora-se a primeira vinda do filho de Deus entre os homens e a expectativa
da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Segue o prefácio do advento I que
destaca a dimensão das duas vindas de Cristo.
Revestido de nossa fragilidade, ele
veio a primeira vez para realizar seu eterno plano de amor e abrir-nos o
caminho da salvação. Revestido de sua glória Ele virá uma segunda vez para
conceder-nos em plenitude os bens prometidos que hoje, vigilantes, esperamos
(MR p. 406).
A oração do dia
do quarto domingo
do Advento , às vésperas
da celebração do Natal ,
além de destacar
a expectativa do Senhor que vem, também
apresenta a sua dimensão
pascal .
Derramai, ó Deus ,
a vossa graça
em nossos
corações para
que , conhecendo pela
mensagem do anjo
a encarnação de vosso
Filho , cheguemos, por
sua paixão
e cruz , à glória
da ressurreição (MR p. 132).
Observa-se que mesmo sendo
uma oração em
preparação para
o natal , em
que se celebra o nascimento de Jesus, ela não deixa de realçar a dimensão pascal
da paixão-morte e ressurreição de Jesus.
Na oração , esta dimensão
também está associada
ao desejo dos fiéis de alcançarem a glória celeste fazendo as
mesmas experiências de Jesus Cristo .
Noutras orações do Advento
também é destacada
a esperança no Cristo
que vem. A esperança
se expressa com
especial intensidade
na missa da Vigília de Natal . A antífona
desta missa diz: “Hoje
sabereis que o Senhor
vem e nos salva ;
amanhã vereis a sua
glória ” (MR p.151).
[1] Cf. Bergamini,
Augusto . Ano litúrgico , p. 59.
[2] Apud , Jounel, Pierre.
O ano litúrgico ,
p. 92.
[3] Bergamini,
Augusto . Cristo , festa
da Igreja , p. 178.
[4] Entende-se por
ascese o conjunto
dos esforços mediante
os quais se quer
progredir na vida
moral religiosa .
Em seu
sentido originário
indicava qualquer exercício
- físico , intelectual
e moral – realizado com
certo método
visando a um progresso .
Goffi, Tullo. Ascese . In: _____. Dicionário de Espiritualidade . São
Paulo: Paulinas, 1989, p. 50.
[5] Normas universais
sobre o ano
litúrgico e o calendário , n. 39.