segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Construir a Paz



Feliz Ano Novo! Ouve-se essa saudação indistintivamente. E, muitas e muitas vezes, esta é uma expressão vazia. Como diz: entra-se “na onda”. Contudo, é um tempo de expectativa de um mundo melhor, de uma vida feliz, de uma esperança renovada e de construir a paz, que deve brotar da sinceridade do nosso coração. É preciso construir a paz em meio às alegrias, esperanças, tristezas, angústias, dificuldades e nas crises que marcam nossa existência terrena. A atual realidade requer um renovado empenho na busca do bem comum e na construção da paz. Quem tem fé coloca na mão de Deus o ano novo, fazendo sua parte, entendendo no dia a dia os caminhos de Deus e caminhando por eles. O certo é que Deus não deixa de fazer sua parte. E todos devem fazer também a sua parte. No ano novo, no dia primeiro do ano e no oitavo dia de Natal, celebramos a solenidade de Maria, Mãe de Deus, e, nela, o mistério da salvação em Cristo Jesus. Ao chamá-la “Mãe de Deus”, estamos reconhecendo que o Menino, nascido humildemente em Belém, é Deus que se fez carne e veio habitar entre nós. O pensamento central de toda a solenidade é a grande bênção concedida à humanidade. Em Cristo Jesus toda a terra foi abençoada. O fruto da presença de Jesus Cristo em todo o tempo é a paz. A paz de Cristo. Deixar que Jesus Cristo seja realmente o Senhor sobre a nossa vida. Daí a ligação da Solenidade da Oitava do Natal e da Mãe de Deus com o Dia Mundial da Paz. E nesse Novo Ano, nesse dia 1º de janeiro, o Papa Bento 16 enviou uma mensagem, para a comemoração do 46º Dia mundial da Paz, com o tema: “Bem-aventurados os construtores de paz”. Todos os povos devem se sentir responsáveis pela construção da paz. Ela é dom de Deus e obra do homem. Envolve o ser humano na sua integridade e supõe o empenho da pessoa inteira. A paz é possível. O construtor da paz é aquele que procura o bem do outro. Assim, cada pessoa e cada comunidade é chamada a trabalhar pela paz. Os construtores da paz são aqueles que amam, defendem e promovem a vida na sua plenitude. É tarefa da família e de todas as instituições educar para uma cultura de paz. O mundo atual precisa formar essa cultura de paz. A paz de Cristo, a paz que vem de Cristo Jesus. O primeiro dia do novo ano nos faz celebrar tudo isso. Que a saudação Feliz Ano Novo desperte em nós o propósito de construir a verdadeira paz e a felicidade de todos. Feliz e abençoado 2013!

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB - Regional Nordeste 2

sábado, 22 de dezembro de 2012

Dicas de filmes para o Natal


ROMA, sexta-feira, 21 de dezembro de 2012(ZENIT.org)- Aproxima-se o Natal, e sim, tudo tende a iluminar-se! Afinal, “resplandeceu a luz sobre nós, porque nasceu o Cristo Salvador”! E para que nossos corações entrem no clima de Natal, além, obviamente, de nossas obrigações como Cristãos Católicos, é bom que adentremos no mundo dos filmes de Natal!

Todos os anos, nossos olhos se enchem de lágrimas com filmes sentimentais que trazem à tela mensagens de perdão, esperança, vida nova; filmes cômicos, que trazem Papai Noel nas mais diversas situações ou famílias sendo reconstruídas pela magia do Nascimento do Menino. São os filmes de Natal! Os críticos já classificam tais filmes como um gênero à parte, tamanha é sua importância no cenário cinematográfico mundial. Possuindo características de comunicação peculiares, atraem, em sua maioria, as crianças; mas não deixam, apesar da ‘magia’ neles empregada, órfãos os adultos que sonham com um Natal mais fantástico.

Dentre os grandes clássicos, que merecem, no mínimo um comentário, há um impressionantemente bonito e desconcertante, pois derruba uma série de barreiras que, há muito tempo são construídas a fim de separar a humanidade! Feliz Natal, filme franco-alemão de 2005/2006, mostra a trégua que acontece entre soldados da Primeira Guerra Mundial na noite de Natal. Esses entram em conflito, ao verem que seus inimigos partilham os mesmos sonhos e esperanças. É um filme comovente, e nos remete, sutilmente, ao cântico do Anjo na Noite Santa: “Paz na Terra aos homens, objetos da benevolência divina” (Lc 2,14).
Original: Joyeux Noel
Direção: Christian Carion

Outro clássico, também, que para muitos chegará como novidade, é O Milagre na Rua 34, datado de 1947 e regravado em 1994. É uma comédia natalina que também utiliza do drama que chega com o Natal: uma criança que não acredita no bom velhinho!
Original: Miracle On34th Street (1994)
Direção: Les Mayfield
It’s a Wonderful Life (1946), de Frank Capra segue a regra do contexto familiar que é perdido; a família vai perdendo o sentido, e o trabalho passa a dominar o homem! É estrelado por James Stwart; ganha nova roupagemem Um Homem de Família, com Nicolas Cage.
Original: It’s a Wonderful Life
Direção: Frank Capra

Um filme encantador é O Quebra Nozes! Adaptado da obra de Tchaikovsky, a peça ganhou espaço no cinema e no teatro, conquistando milhares de pessoas! História repleta de amizade, sonho e magia, foi recriada para as crianças através de Barbie e o Quebra Nozes, e mais recentemente, em 2010, O Quebra Nozes – A História Real, dirigido por Andrey Konchalovskiy. Além da história, vale muitíssimo a pena, pelo sotaque britânico!
Original: The Nutcracker in 3D (2010)
Direção: Andrey Konchalovskiy

Brilhante igualmente é A Christmas Carol, de Charles Dickens, que por inúmeras vezes foi adaptado para o cinema. Além de Adorável Avarento (1951), com Alastair Sim, de Grinch (2000) com Jim Carrey e de Scrooged (1988) com o magnífico Bill Murray, em 2009 chega em versão animada, produzida por Robert Zemeckis, A Christmas Carol, estrelado por Jim Carrey, que empresta rosto e voz a oito personagens do filme. É uma das adaptações mais próximas da obra de Dickens!
Original:A Christmas Carol
Direção: Robert Zemeckis
(Andréia Medrado/Adaptação: MEM)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Novo coordenador do Grupo Jesus é o Senhor-RCC

 
Na noite do dia 19 de dezembro de 2012
Itamar Silva,
participante da Renovação Carismática Católica,
Grupo Jesus é o Senhor,
na cidade de Solânea-PB,
foi eleito o novo coordenador do grupo.
Desejamos-lhe o discernimento do Espírito Santo para que possa bem apascentar as ovelhas que lhe são confiadas.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Artigo: Campanha para evangelização no Advento

Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira
Secretário da CNBB - Regional Nordeste 2

A Campanha para a Evangelização, idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, está em perfeita harmonia com o tempo litúrgico do Advento. Este tempo nos ajuda a aprofundar a nossa responsabilidade evangelizadora, que é tão necessária na Igreja, sendo que cada um de nós é responsável pelo anúncio do Evangelho de Jesus Cristo aos irmãos e irmãs. A finalidade desta Campanha é conscientizar todos os cristãos de sua responsabilidade de evangelizar, como consequência do Batismo, e angariar fundos para manter a obra evangelizadora da Igreja. Uma das ações concretas da Campanha é a coleta nacional para a evangelização, que acontece no 3º domingo do Advento  e é destinada ao Fundo para a Evangelização. A arrecadação visa promover a solidariedade entre os fiéis e atender regiões carentes. É a abertura de um caminho para despertar a solidariedade de todos os católicos e pessoas de boa vontade no sustento  da missão da Igreja em nosso País. Este ano, a Campanha tem como lema EVANGELI-JÁ – “Eu vi e dou testemunho: Ele é o Filho de Deus” (Jo 1,34). Nos dias 15 e 16, a Igreja em todo o Brasil realiza a coleta da Campanha da Evangelização. Com essa coleta financiamos a manutenção da CNBB nacional e regional, dioceses, como também os projetos evangelizadores em todo o território nacional. Ela é assim distribuída: 45% ficam na própria diocese; 20% vão para cada Regional da CNBB; e 35% se destinam à CNBB Nacional. A coleta realizada em todas as paróquias e comunidades eclesiais é a colheita dos frutos amadurecidos no Advento a serem colocados em comum e a serviço da  Evangelização.  A Igreja conta com a participação de todos para comunicar o bem que ela recebeu de Jesus.  Todos nós somos responsáveis pela evangelização! Por isso, além da oração e da participação nas iniciativas pastorais da Igreja, somos convidados a oferecer também a nossa colaboração, representada por essa coleta nacional. A generosa oferta, que brota da fé e do amor a Deus, torna possível a obra evangelizadora da Igreja no Brasil.

Fonte: Diocese de Guarabira

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Ordenação Diaconal

 
Antônio Dias, crl
que morou 03 anos na casa de acolhida Magníficat - em Solânea, seus 03 primeiros anos de seminário,
e também trabalhou em nossas pastorais
foi ordenado diácono.
Confira algumas fotos:





terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Benção Abacial. D. Giuseppe Cipolloni, CRL - Abadde Geral

A Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses
celebrou no sábado, 24/11
a benção abacial de seu novo abade:
D. Giuseppe Cipolloni, CRL,
eleito em julho deste ano.
A benção se deu na cidade eterna de Roma - Itália
através do Vigário Geral da Arquidiocese de Roma.

Nós, padres da cidade de Solânea
nos alegramos com a eleição e benção do nosso novo abade
(superior geral).






























sábado, 1 de dezembro de 2012

Aniversário do Terço dos Homens em Pilões

Pilões celebrou hoje, 01/12
mais um aniversário do Terço dos Homens.
A missa foi presidida pelo administrador paroquial
Pe. Assis Santiago.
Caravanas de várias cidades lotaram a Igreja Matriz.

Dia 08/12/2012 é a vez da Comunidade São João Batista 
SOLÃNEA-PB
celebrar o aniversário do TERÇO DOS HOMENS.
Concentração no posto desativado do Bairro Soécia.
Procissão até a comunidade São João Batista
Logo a seguir, a santa missa 
presidida pelo nosso vigário
Pe. José Carlos, crl