sexta-feira, 22 de março de 2013

ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS - SEMANA SANTA


Domingo de Ramos
Preparar:Para procissão: Cruz com ramos + Cartaz da CF 2013 + Água benta + Missal Romano + Ramos de reserva para quem não levar +
Leitores para Leitura da Paixão.

Quinta-feira Santa:
Preparar: Vestes e toalhas de cor branca + Local para adoração + Hóstias e vinho para consagrar + 12 pessoas para lava pés +
Preparar um local para adoração Eucarística após a missa. A adoração não pode passar das zero horas. Cada comunidade veja o tempo que vai estar com Jesus em adoração.
Durante a Sexta-feira Santa e o sábado Santo não se faz adoração Eucarística. Contemplamos a Saudade de não termos o Cristo. Ele nos foi tirado, julgado, crucificado, morto e sepultado.
O sacrário permanecerá aberto, desde antes de começar a missa da Quinta-feira Santa até a missa do Sábado Santo - para que as pessoas vejam que Ele não está ali.
As comunidades que vão ter a Santa Missa, lembramos que as hóstias consumidas na Quinta-feira Santa são as hóstias consagradas na própria Missa. Preparar se possível, a comunhão nas duas espécies: Corpo e Sangue.
As comunidades que vão ter celebração da Palavra na Quinta-feira Santa podem usar as reservas eucarísticas do Sacrário ou buscar noutra comunidade. Depois da adoração leva para ser guardada e busca novamente para Celebração da Paixão na Sexta-feira.
Assim que a procissão Eucarística sair no final da Missa ou Celebração da Palavra, na Quinta-feira Santa, o altar é desnudado e vestido somente na Sexta-feira Santa, na hora do rito da Comunhão, ou seja, Pai Nosso em diante. Final da Celebração novamente é desnudado.
Para adoração Eucarística não se usa o ostensório nesse dia, e sim, a ambula.


Sexta-feira Santa – Dia de Jejum Mc 2, 18-20
Preparar: Vestes e toalhas de cor vermelha + Altar sem vestes + Sem cruz + sem castiçal + sacrário aberto e vazio +Crucifixo coberto com véu vermelho + Tapete para o padre se prostrar.
A Via-sacra em horário mais apropriado acontece pela manhã. Com Jesus foi de madrugada. Não tem sentido Jesus está crucificado ou já morto e a comunidade fazendo via sacra à tarde.
Ao meio dia recomenda-se o Oficio da Agonia (na secretaria paroquial pode ser encontrado material).
Às 15h a matraca pode ser tocada para anunciar o início da Celebração da Paixão. Equipe de liturgia entra em silêncio, sem comentário ou canto de entrada.

Sábado Santo – Dia de Jejum – Mc 2, 18-20
Preparar:Vestes e toalhas de cor branca + Fogo + Círio pascal + Suporte para o Círio + Água benta + Velas para o povo + Água para batismo ou aspersão + Turíbulo (usar brasas da fogueira) + Incenso + fonte batismal + castiçais apagados (acendem-se para liturgia Eucarística) +
Vigília mãe de todas as vigílias. Um verdadeiro católico não falta sem justa causa.

Domingo de Páscoa
Preparar: Vestes e toalhas de cor branca + Água benta do sábado Santo + Círio aceso (em todas as missas do tempo pascal).



Um comentário:

  1. Passei para desejar uma Santa Semana Santa!
    Deus guarde sua vida!

    Luciana Dias

    ResponderExcluir