segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bento XVI: Vou continuar servindo à Igreja



O Papa Bento XVI realizou domingo (24/02) seu último Ângelus, em que ofereceu sua bênção aos fiéis. "O senhor me chama para subir o monte para me dedicar a oração. Vou continuar servindo a Igreja, com o mesmo amor, mas de modo adequado às minhas forças e à minha idade", afirmou o Papa.

RETIRO DO CLERO DE GUARABIRA


O Bispo Diocesano, os Padres e Diáconos farão o retiro anual, no período de 25 de fevereiro a primeiro de março de 2013, na segunda semana da quaresma, no Convento Santo Antônio, em Lagoa Seca-PB. O pregador será o Bispo Diocesano de Parnaíba-PI, Dom Alfredo Schaffler. 

“Os clérigos são obrigados por peculiar razão a procurar a santidade, já que, consagrados a Deus por novo título na recepção da ordem, são dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do povo” (cân. 276 §1).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Perguntas que todos fazem sobre a renúncia de Bento XVI


Perguntas que todos fazem sobre a renúncia de Bento XVI
23 respostas curtas para 23 questões levantadas

ROMA, 20 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) - A renúncia de Bento XVI tem levantado questões legítimas não apenas no mundo católico. Algumas são práticas, enquanto outras têm implicações mais profundas em suas respostas.
  
O porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu diversas conferências de imprensa, entre 12 e 15 de Fevereiro. Durante o breafing, vários jornalistas levantaram questões que Pe. Lombardi respondeu com as informações disponíveis no momento.
A partir dessas contestações, oferecemos uma seleção ágil e breve de 23 respostas sobre as questões mais discutidas nos dias de hoje.

A formulação das perguntas e respostas não foram reproduzidas literalmente, foram preparadas, trabalhadas e publicadas no bloghttp :/ / actualidadyanalisis.blogspot.com, com base no que o Pe. Lombardi respondeu. Seguem as respostas, embora não sejam explicitamente como formuladas. A conta Twitter: https://twitter.com/mujicaje tem enviado atualizações relacionadas aos dados enviados pela Assessoria de Imprensa da Santa Sé em tempo real.

1. Qual será a última aparição pública de Bento XVI como Papa?
A última aparição pública como Papa Bento XVI será na Audiência Geral de quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 na Praça de São Pedro, no Vaticano. Em caráter extraordinário, a Audiência Geral contará com a liturgia da Palavra e momentos de oração. No dia seguinte, quinta-feira 28, está agendada uma audiência privada na Sala Clementina da Santa Sé com alguns cardeais. Será a última audiência de seu pontificado.

2. Bento XVI tem alguma doença grave?
Não, Bento XVI não tem nenhuma doença grave.

3. É verdade que Bento XVI tem um marcapasso?
Sim, é verdade que Bento XVI tem um marcapasso. Ele tem desde que era Cardeal-Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Há algumas semanas atrás trocaram as baterias do marcapasso.

4. A encíclica sobre a fé que Bento XVI estava escrevendo vai ser publicada?
Não, não está previsto que a encíclica será publicada dado que Bento XVI não pôde concluir. Eventualmente, se for decidido torná-la pública, não entraria no ramo de "encíclica".

5. Por que Bento XVI escolheu as 20:00 do dia 28 de fevereiro para completar o seu ministério como Papa?
Porque é a hora que ele normalmente termina o seu dia de trabalho.

6. Para onde vai Bento XVI após sua aposentadoria como Papa?
Inicialmente, por um período de dois meses, para a residência pontifícia de Catel Gandolfo. Depois, volta para o Vaticano para viver no mosteiro de clausura Mater Ecclesiae.

7. É verdade que Bento XVI decidiu demitir-se durante sua viagem apostólica ao México?
Durante sua viagem apostólica ao México e Cuba, Bento XVI amadureceu o tema de sua renúncia como uma etapa a mais no seu longo processo de reflexão e discernimento sobre este tema. Além disso, a viagem não teve qualquer relevância a este respeito.

8. Qual será o nome e o título de Bento XVI após 28 de fevereiro?
É um tema que ainda está sendo ponderando. Existe certa unanimidade de que manterá o nome de Bento XVI e o título será "Bispo emérito de Roma". No Anuário Pontifício "Bento XVI" continuará a ser o nome oficial utilizado.
9. Bento XVI vai participar do Conclave para eleger seu sucessor?
Não. Bento XVI não vai participar do Conclave para eleger o seu sucessor e nem fará parte do Colégio Cardinalício.
10. Como Bento XVI irá se vestir após 28 de Fevereiro?
Ainda não se sabe como Bento XVI se vestirá após 28 de Fevereiro.
11. A renúncia de um Papa está prevista na Igreja?
Sim. A renúncia de um Papa está prevista e regulamentada pelo Código de Direito Canônico.

12. O que vai acontecer com monsenhor Georg Gänswein, secretário particular de Bento XVI e prefeito da Casa Pontifícia?
Monsenhor Georg Gänswein continua secretário particular de Bento XVI, vai acompanhá-loem Castel Gandolfoe depois ao mosteiro Mater Ecclesia, e também permanece prefeito da Casa Pontifícia. Da mesma forma, é possível que o segundo secretário transfira-se para Castel Gandolfo e acompanhe Bento XVI por um tempo.

13. Quem vai morar com Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesia, dentro do Vaticano, após a sua aposentadoria?
Os Memores (grupo de mulheres consagradas, membros da família pontifícia, que auxiliam o papa nas necessidades regulares de casa) e seu secretário pessoal, monsenhor Georg Gänswein.

14. A questão dos chamados "Vatileaks" (vazamento de documentos reservados) influenciou a decisão do Papa?
Não teve nenhuma relevância. Se você deseja receber informações corretas deve se limitar ao que disse o Papa sobre sua renúncia.

15. Aproximadamente, quando poderia começar o Conclave?
As datas mais convincentes indicam que iniciará entre 15 e 20 de março.

16. Bento XVI mudou as regras para a eleição de um Papa nas últimas semanas?
Não. Bento XVI não mudou recentemente as regras para a eleição de um Papa. Em 2007, ele fez uma pequena alteração para mudar o sistema de votação. Essa modificação de 2007 estabelece que é necessário uma maioria de dois terços na votação realizada no Conclave. O resto das normas vigentes continua a ser as da Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.

17. Qual é o termo correto para descrever o que o Papa fez?
"Renúncia" seria o termo mais específico e técnico. "Demissão" não, porque pressupõe que alguém aceita a demissão para que tenha efeito e, no caso do Papa, isso não é necessário. "Abdicação" seria o termo mais adequado para um rei.

18. Existem lutas de poder no Vaticano?
Em toda instituição existe uma dinâmica que leva a opiniões diferentes, o que é sempre uma riqueza. A diferença e diversidade de opiniões são positivas se conduzem ao bem da própria instituição. Tais diferenças, no entanto, não devem ser exageradas porque não corresponderiam à realidade e às intenções das pessoas. Afirmar que há lutas de poder não corresponde à realidade do que está acontecendo na Igreja agora.

19. O jornalista Peter Seewald entrevistou Bento XVI antes de sua demissão?
O jornalista alemão Peter Seewald, que no passado se reuniu várias vezes com Joseph Ratzinger- Bento XVI, entrevistou o Papa Bento XVI faz dois meses e meio. A entrevista faz parte da biografia oficial de Bento XVI em que está trabalhando Seewald.

20. Bento XVI encontrará o novo Papa?
Não está programado que Bento XVI encontrará o novo Papa.

21. Por que Bento XVI decidiu ficar, depois de dois meses em Castel Gandolfo, num mosteiro no Vaticano e não retornar à Baviera, sua terra natal?
Bento XVI não mencionou claramente, mas a presença e oração de Bento XVI no Vaticano dá uma continuidade espiritual ao papado. Além disso, Bento XVI mora no Vaticano há mais de três décadas.

22. Quais são as razões exatas dadas por Bento XVI para a sua renúncia?
Na segunda-feira 11 de fevereiro, o Papa Bento XVI afirmou explicitamente que chegou “à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino” e também mencionou que para governar a Igreja e anunciar o Evangelho é necessário “o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. 

23 - Qual é a agenda oficial de Bento XVI de 11 a 28 de fevereiro de 2013?
O calendário oficial de Bento XVI é o seguinte:
23 de fevereiro: Conclusão dos exercícios espirituais
24 de fevereiro: Último Angelus de Bento XVI na Praça de São Pedro
25 de fevereiro: Audiência privada com alguns cardeais
27 de fevereiro: Última Audiência Geral de Bento XVI
28 de fevereiro: Às 11 horas saúda os cardeais na Sala Clementina do Vaticano. Às 17:00 se transfere para Castel Gandolfo. Às 20:00 começa a Sede Vacante.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Festa do Pe. Ibiapina

Durante todo o dia 19.02.2013
milhares de fiéis passaram pelo
distrito de Santa Fé -
Solânea-PB,
Para grande festa do servo de Deus - 
Pe. José Antônio de Maria Ibiapina.
130 anos de sua morte (Vida eterna).

Durante todo o dia foram atendidas muitas confissões, 
celebradas tres missas
e oração do terço e ofício divino.










quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mensagem de Dom Lucena sobre a renúncia do Papa Bento XVI

Neste dia 11 de fevereiro de 2013, o anúncio do Santo Padre, o Papa Bento XVI, sobre a sua renúncia ao Ministério Petrino como Bispo de Roma, no próximo dia 28, nos surpreendeu e nos revestiu de intensa manifestação de gratidão pelo seu rico pontificado. Em meu nome pessoal e da querida Diocese de Guarabira desejo manifestar amorosa proximidade a Sua Santidade que de forma santa, sábia, segura e prudente vem governando a barca de Pedro, durante estes quase oito anos de pontificado. A lucidez da sua inteligência e sua intimidade profunda com Deus, nosso Pai em Cristo pelo Espírito, neste Ano da Fé, impulsiona a Igreja e a remete para a fonte mais límpida de seu Mestre e Senhor.


A renúncia do Papa é prevista no cânon 332 § 2 do Código de Direito Canônico. Uma decisão livre e pública, como aconteceu nesta seguna-feira no Vaticano.

Na história da Igreja três Papas já renunciaram: Ponciano (28/09/235), Celestino V (1294) e Gregório XII (13/12/1924).

O próprio Papa Bento XVI disse em entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald, em 2010, texto do livro «Luz do Mundo - O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos», que poderia renunciar, se um dia chegasse à conclusão de que não tinha mais condições de governar a Igreja. O gesto de sua renúncia mostra a sua coerência e a certeza de que o Espírito Santo guia a Igreja e assiste o Papa.

Agradecemos ao Santo Padre pela forma fiel de conduzir a Igreja, pelo imenso bem que ele tem feito, os sacrifícios pelos quais tem passado, e garantimos-lhe nossas orações e filiais afetos na nova vida que, com todo direito, levará daqui para frente, totalmente dedicada à oração pela Igreja.

Destacamos o gesto de profunda humildade do Santo Padre ao tomar esta decisão, com a qual reconhece suas naturais dificuldades imposta pela idade.

A Igreja vai continuar sua caminhada e missão na terra, levando o Evangelho a todas as nações. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para julho deste ano, no Rio de Janeiro, acontecerá normalmente.  Portanto, convoco todos os diocesanos para entrarmos, desde já, em ritmo de fervorosa oração ao Espírito Santo, invocando a proteção de Maria, Mãe da Igreja, em vista do novo Conclave para a eleição de um novo Papa. A partir das 20h (20h: horário de Roma e 16h: horário do Brejo Paraibano) do dia 28 de fevereiro, a Igreja fica em estado de "Sé Vacante", tendo cessado o governo pastoral de Sua Santidade Bento XVI, e será eleito o novo Sucessor de Pedro, realizando a fiel Palavra de Cristo: “Eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos!” (Mt.28,20). A todos minha bênção!


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano de Guarabira

Explicação do Cartaz Campanha da Fraternidade 2013

O cartaz escolhido para a Campanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude", e como lema "Eis-me aqui, envia-me!" coloca em evidência a jovialidade e a alegria. O 'Eis-me aqui, envia-me!' é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande autoestima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio.

A igreja, ao iniciar esta caminhada quaresmal, tem os olhos fitos na cruz, donde emana a comunicação do amor de Deus por nós, na entrega de Jesus Cristo, para que nele tenhamos a vida (cf. Jo 10,10). Este gesto do Senhor é redentor, pois Ele vence todos os males e mortes que nos afligem nos salva e descortina para nós um horizonte de esperança expresso no rosto da jovem.


A cruz convida à fraternidade entre todos os povos, raças e nações, representações pelas diferentes cores e linhas que a percorrem. As tags, vistas no alto do cartaz, acenam para a comunicação rápida, a circulação de informação e as novas ambiências para encontros, as quais devem ser perpassadas pela mensagem libertadora da cruz e contribuir para o projeto de uma sociedade justa e solidária, segundo o Reino.

A Igreja com essa Campanha, cujo tema é "Fraternidade e Juventude", chama a atenção para os desafios dos jovens na edificação do projeto de Deus, dentro do contexto de mudança de época. É um período marcado pela instabilidade dos critérios de compreensão e dos valores (DGAE, n. 20), pelas novas possibilidades de interação e desigualdade de oportunidades, com forte reflexo na vida dos jovens, quer das cidades, quer do campo.

A jovem, de braços abertos em forma de cruz, representa os que são transformados pela jovialidade comunicada pela ressurreição de Jesus, a boa nova por excelência, que nos fortalece. É com esse vigor que a jovem responde ao chamado de Deus, repetindo as palavras do profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me!" (Is 6,8).

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Caminhada Pe. Leonardo a Pe. Ibiapina

A caminhada Pe. Leonardo a Pe. Ibiapina
será neste dia 19/02
saindo do túmulo do Pe. Leonardo no Conjunto Pe. Leonardo em Solânea,
até o túmulo do Pe. Ibiapina no distrito de Santa Fé, Solânea.

A caminhada sairá as 3h30 da madrugada.
Participe!!!

As 7h será celebrada a primeira missa em Santa fé.

Festa de Pe. Ibiapina - 130 ANOS


PadreMestre Ibiapina inspirai-nos!
 Dia 19 de fevereiro de 2013
comemoração
130 anos da ¨Páscoa¨ de Padre Mestre Ibiapina.

 No Santuário Padre Ibiapina
Santa Fé- Solânea-PB  


PROGRAMAÇÃO 2013

- Dias 16, 17 e 18 de fevereiro -05:30h OFÍCIO de PADRE IBIAPINA

- Sábado, dia 16.02
19:00H missa – Convidados: romeiros das cidades vizinhas

- Domingo dia 17.02
16:00H missa – Convidados: povo de Santa Fé e Arara

- Segunda-feira dia 18.02
19:00H missa – Convidados: romeiros de Guarabira

Dia 19 de fevereiro de 2013

ROMARIAS saindo a pé de madrugada de vários lugares da redondeza.
CONFISSÕES durante o dia a partir das 06h00

MISSAS: 07h00e 11h00

15h30MISSA SOLENE

Antes e depois das missas: TERÇO e ao meio dia: OFÍCIO Da Imaculada Conceição

Bento XVI anuncia sua renúncia como Papa



O Papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira, 11, que vai renunciar à sua função como Papa no dia 28 de fevereiro. Veja abaixo o texto integral do anúncio:

Caríssimos Irmãos,

"Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.

Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus".

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.

Bento XVI

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quarta-feira de cinzas


Quarenta dias antes da páscoa, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra a quarta-feira de cinzas, dia de penitência e abstinência de carnes.
Missas são celebradas com a imposição de cinzas na fronte ou nas cabeças dos católicos, gesto que nos recorda que somos pó e ao pó voltaremos. É preciso converter-se, ou seja, mudar de vida, viver conforme a vontade de Cristo: “Convertei-vos e crede na BOA-NOVA”.
No antigo testamento encontramos muitas passagens que mostram as pessoas se cobrindo de cinzas, gesto de arrependimento pelos pecados, e propósito de endireitar suas vidas.

O evangelho da quarta-feira também nos convida às práticas da oração, jejum, e esmolas.

Com a quarta-feira de cinzas tem-se inicio a quaresma, quarenta dias de preparação para grande festa da Páscoa, paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Participe da missa ou celebração de cinzas, mas do que receber a cinza é importante o propósito de conversão.

Missas em Solânea:

 7:30 Missa na Matriz
19:30 Missa na Matriz
19:30 Missa na Sagrada Família
19:30 Missa na São João Batista

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

04 anos de padre

Parabéns Pe. Fábio pelos 04 anos de vida sacerdotal, celebrado nesta data 07 de fevereiro de 2013.
Agradecemos a Deus pela sua vida, doação e ministério.
Que Deus sempre te dê a sabedoria e o discernimento para bem iluminar o teu sacerdócio.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Servo Bom e Fiel!


"O senhor lhe disse: ‘Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais" (Mt 25,21).


Caríssimo irmão no sacerdócio Pe. José Carlos, agradeço ao Bom Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, pelos três anos em que podemos juntos conviver em comunhão fraterna. Deus confia muito mais aqueles que lhe são fiéis. Eis aí a grande e bela missão que recebestes. Um grande abraço. Pe. Fábio,crl. 

Chegada e Partida

A nossa paróquia viveu ontem um importante momento, a chegada de um novo sacerdote e a despedida de outro que sem dúvida vai nos deixar saudades, Padre Carlos saindo, sendo enviado a Campina Grande e Padre Cledson sendo recepcionado por uma igreja lotada.

Padre Fábio foi o responsável pela celebração da apresentação do novo vigário e o Grupo de Jovens Despertai ficou responsável pela liturgia.




 



Padre Cledson, seja bem-vindo, que sua estadia em nossa cidade seja frutuosa, e Padre Carlos, a paróquia de Solânea agradece o trabalho prestado e lhe deseja sucesso, que Deus o abençoe e que seu sacerdócio seja caminho de salvação para muitos!